sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Post da Ju






Queridos amigos! O que me resta é escrever algumas poucas palavras de meu amigo inseparável iPhone, pois concorrer com a diposição de AM e Otávio para escrever no blog é impossível... Então o que me resta dizer do que já foi e muito bem dito pelos dois?
Sim, fui eu quem inventou essa história de Salar Uyuni. Vi as fotos do cemitério de trens um tempo atrás no orkut de uma amiga de uma amiga e junto as famosas fotos engraçadinhas que todos fazem no salar. Fiquei apaixonada pelo lugar e absolutamente encanada em ir. Nao sabia nem onde era muito menos do que envolvia. Na primeira viagem de moto, ao Ushuaia, perguntei para o Otavio se nao dava para ir, ai Ele me disse que era para a viagem do Atacama mais razoável e não para a viagem do Ushuaia!!! Para vcs terem noçao do tanto que eu estava a par do mapa!!! Rsrsrs!
Conforme o tempo passou, eu fui cada vez mais esbarrando com o salar. O Fe Milane foi de mochila, meu primo GUI também... E eu com o dito cujo na cabeça! Qdo começamos a ver a viagem para o Atacama, senti que era minha chance! De novo, pelo que vimos era inviável para nossas motos essa aventura... Estradas no meio do deserto, marcação deficiênte ou ausênte, colocar as motos na Bolívia, combustível e por ai ia... Otavio até me consolou dizendo que veriamos um salarzinho perto de São Pedro de Atacama... mas nao seria MEU UYUNI!!!!
Sei la como, nem consigo me lembrar onde, talvez conversando com o Felipe, descobri que existiam excursões de 4 dias justamente saindo de San Pedro! Era agora ou nunca! Quando eu ia desenrolar uma viagem onde eu conseguisse encaixar a Bolivia de novo!?
Fuça que fuça, achei a Atacama Mística, que depois de vários desencontros de emails (que depois descobri bem porque ocorreram- povadeira (poeira) pára os pcs que são enviados constantemente para a limpeza) consegui montar e agendar a viagem.
Não vou nem perder tempo em descrever tudo de novo o que vcs ja leram aqui. Só vou falar que a dor de cabeça que eu tive foi do tipo Matrix - o Neo tava dentro da minha cabeça que a qualquer momento seria partida ao meio com direito a uma luz brilhante de dentro para fora (vide cena do filme). Em certo momentos temi que AM fosse pedir o divórcio. E que o Otavio fosse sair gritando virado do avesso pelado tossindo correndo no deserto, isso tudo claro, após me matar. Mas sobrevivemos. Todos. Sobrevivemos para contemplar o espetáculo mais fabuloso que tive o prazer de ver: o nascer do sol refletido no salar. Salar que estava molhado pelas chuvas do dia anterior! Que segundo ouvimos estava seco antes... Quanta sorte. E ao descer no salar, com o sol começando a aparecer do meu lado direito, eu não sabia mais para onde eu olhava. A imensidão branca que nos cercava, o sol surgindo ou quando me deparei com a parte molhada e vi que os jeeps parados a nossa frente, não eram mais dois, mas sim quatro, por que refletidos como espelhos, formavam uma imagem que jamais eu irei esquecer. O sol, as montanhas, as pessoas, que como crianças brincavam com suas imagens refletidas, tudo, tudo isso me fez chorar. E só então entendi porque tive que buscar meu Salar...
Juliana.
enviado do meu iphone
Quando entramos

Um comentário:

  1. Oi Ju
    As fotos estão maravilhosas, mas acredito quando dizem que não de pra mensurar o espetáculo todo por elas. Creio que até o Everest ficou pequeno pra você diante de tantas emoções. Muito legal a tua determinação em ver um lugar que achou lindo, mesmo sem ter noção de onde ficava, isso diz muito sobre você: tem a energia do sal elementar pra não deixar que as adversidades do caminho atrapalhem a sua chegada ao destino escolhido. Como prêmio (merecido) acha um lugar deslumbrante, molhado pela chuva pra que suas lágrimas sejam apenas de felicidade. Vale a dor de cabeça, a culpa. Tenho certeza que os sentimentos do maridão o ajudaram a construir a capela mais linda que ele poderia imaginar e que vocês, juntos, sempre brincarão como crianças nas lindas lembranças que levarão por todo o sempre. Parabéns. Continue sendo assim que ao final sempre achará algo espetacular. Aguardo TODAS as fotos.
    Bjs
    Marlene
    P.S. Teu cabelo está ótimo.

    “Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

    ResponderExcluir