sábado, 8 de janeiro de 2011

SEXTO TRECHO - DE JOAQUIM V. (V?) GONZALEZ A PURMAMARCA, COM PASSADINHA EM TILCARA E HUMAUACA

Sete de janeiro de 2011. Argentina total.
Sexto trecho curto. 313 km com paisagem espetacular. Verdadeiro passeio. De Joaquim V. (V.?) Gonzáles a Purmamarca.
Café às sete e meia com as “medialunas” tradicionais. Entre pagar a conta – em “efectivo” –, arrumar as coisas, fotos etc., a saída se deu às 8:20hs. Temperatura 22,5°Celsius.
Saída fácil da cidadezinha e logo estávamos na estrada. Os primeiros cinqüenta km estavam muito ruins, com diversos buracos (aqui “poços”) e com o asfalto deformado. Mas o movimento é pequeno e deu para desviar dos maiores sem problemas.
Os próximos cinqüenta km estavam bons e a paisagem também começou a melhorar. Avistamos, ao longe, as primeiras montanhas.
Rodados cem km, terminou a Ruta 16. Termina na Ruta 9, a pista que vai para Salta. Este trecho a partir de Joaquim V. (V?) Gonzalez a estrada não é mais aquele retão infinito do Chaco – apesar de ser a mesma Ruta 16. Ela faz um grande contorno ( que pode ser visto no mapa) que termina justamente na Ruta 9. Porisso Joaquim nos pareceu um ponto estratégico para a travessia do Chaco.
Na região – os tais cem km – se planta fumo. Ao longo do trecho, vimos enormes plantações e caminhões carregando a folha já colhida.
A Ruta 16 tem um asfalto excelente e duas pistas em cada sentido – separadas apenas por faixa dupla central. O entorno é muito bonito porque as montanhas começam a ficar maiores.
A primeira parada se deu com 177 km rodados, às 10:10hs. Posto de estrada, nas proximidades de General Güelmes. Um lugarzinho chamado Tomé Salito, se eu não me engano – é difícil às vezes entender o que dizem os frentistas.
Atenção: convém abastecer ali. Aliás, daqui para a frente convém abastecer em todo lugar que se encontrar com combustível, porque o desabastecimento – tão corriqueiro para os Argentinos das províncias mais distantes de Buenos Aires – começa.
Tocamos até rodarmos 271 km desde o início – após rodearmos Jujuy, a capital da província para onde nos dirigimos. Um mirante. Mirador de Leon, com vista linda das montanhas e de um vale bárbaro, ao fundo. Provável leito de rio de degelo. Chegamos ao local ao meio-dia, com temperatura extremamente conveniente para viajar de moto, de 23°Celsius.
A chegada em Purmamarca se deu às 13:00hs., com temperatura de 25°Celsius. Exatos trezentos e treze km rodados. Cidade lindíssima, toda de pedra avermelhada, no meio das montanhas coloridas! Ao lado do Cerro de Siete Colores. A paisagem é mais bonita aqui do que a que vi nas proximidades de Mendoza. Muitas cores e vegetação. Muitos cactos, que compõem a paisagem.
Para encerrar, a pousada é show de bola. Um luxo. Terrazas de La Posta é o nome. Otávio, muitíssimo obrigado pela ótima escolha.
Prossegue no próximo post. Fotos com a Ju, assim que eu parar de usar o computador. Abreijos. Toni.
P.S. No sexto dia fomos a Tilcara (onde ficamos uma hora e meia para abastecer – não há combustível daqui até o Chile), cidadezinha de faroeste, e Humauaca, do mesmo estilo de Purmamarca, mas não com o mesmo charme. Mais cento e vinte km rodados de ida e volta. E na volta, às 19:00hs., a temperatura baixou para 19° C, com vento. Agora estamos na Argentina: montanhas, vento, frio, paisagens lindíssimas e desabastecimento... Mas foi por esse conjunto da obra que viemos para cá. Agora terminou mesmo.

4 comentários:

  1. ola!!!
    quero ver muitas fotos !!! espero q estejam gostando da viagem !! a minha foi escelente!
    Mae quando q vcs voltam de viagem??? e vc acha q eu devo voltar um dia antes??

    bjs ana

    p.s :estou com saudades!!

    ResponderExcluir
  2. Embora um pouco decepcionado por não encontrar o post de hoje, continuo com inveja (daquela boa, que nos impele a tentar feitos de igual magnitude). E não se preocupe que o "bololô" de doze motos em Setembro será inesquecível. Especialmente com os camaradas de quem se trata...
    Boa viagem. Continuo acompanhando. Sorte!
    Nery

    ResponderExcluir
  3. Imaginei que fosse cidade de faroeste pois esse é o farwest do Brasil. Mas meninos, a viagem deve ser linda e emocionante para quem tem essa juventude toda e muito gas para queimar. Estou com voces a cada metro da estrada poeirenta e torcendo para não encontrarem problemas para abastecer as motos. grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Hei,pessoal esqueceram de nós? Estou com saudades,curioso por saber onde vcs estão e como estão !!!!

    bjs, Neto e Ana

    ResponderExcluir