domingo, 17 de janeiro de 2010

Bariloche - La Angostura - Pucon - postado por Toni




Da estrada entre Esquel e Bariloche e de Bariloche ao Chile - Pucon - o Otávio já escreveu. Só complemento que realmente a estrada é linda, tanto de um lado como de outro. A paisagem argentina é muito semelhante a dos Pirineus. A chilena também é bonita, mas totalmente diferente. A cordilheira altera radicalmente o entorno de um lado e de outro. Como disse a JU, é uma prova das diferenças dos microclimas, ou seja, de como locais táo próximos um do outro podem ser expressivamente diferentes. E quem gosta de vinho, sabe como o microclima faz diferença. Se o entorno de Bariloche é maravilhoso, a cidade - desculpem-me aqueles que gostam dela - é decepcionante. Para mim, pareceu acima de tudo decadente, talvez pelo fato de que à entrada dela demos de cara com uma favela, como mostra a foto (emprestada da Internet). Náo foi por outro motivo que dois argentinos que conhecemos disseram para que tomássemos cuidado com as mochilas na moto, em Bariloche. A cidade provavelmente era o máximo nos ano 70 e depois inchou. Bariloche deve ter sido o que hoje é La Angostura - uma vilinha pela qual passamos, na beira de um dos lagos. Cheia de hotéis fantásticos e de casas idem. E com um centrinho muito mais charmoso. Por outro lado - o lado do Chile... - iríamos ficar em Osorno. Como estava chovendo, optamos por seguir viagem. Passamos e acabamos por pegar a pista dupla em direçáo a Santiago. Estrada de primeira, já sem os problemas de desabastecimento da Argentina. Em um posto, perguntei de Temuco - que fica no caminho - e uns chilenos simpáticos nos indicaram Pucon, apresentando-a como uma jóia. Sugestão aceita, saimos da estrada principal e pegamos uma secundária que me lembrou muito o interior da França. E a cidadezinha, realmente, é muito bonita. Está ä margem de mais um lindo lago, é cheia de montanhas à volta e repleta de cabanas e hotéis cheios de estilo. Tem até um vulcáo que dá a ela um charme meio perigoso. O perigo é confirmado por conta dos avisos à entrada da cidade, dando conta dos planos de fuga para o caso de erupçáo. O vulcáo fica a menos de quinze km do centro. Vejam o vulcáo na foto. Só na foto - também emprestada na internet - porque daqui náo deu pra ver. É que está bem nublado e náo se enxerga nada ao redor...

3 comentários:

  1. Olá Toni,

    Depois de ler o que contam sobre Bariloche, fico muito contente por no ano passado ter desistido de ir até lá. Porque, agora sei, ia somente perder tempo e dinheiro, com tantos quilómetros extra rumo ao sul. Quando surgiu esse dilema, estavam em Santa Rosa de La Pampa, onde começa a província argentina da Patagónia. E então, decidi inverter o rumo e orientar-me para norte, até San Rafael, depois Mendoza (onde fiz uma visita memorável à Fica Flichman que nunca esqueci, apesar do que bebi...) e daí cruzei os Andes para Santiago. Gosto muito de Santiago. E estou curioso de ver o que me contam da capital chilena...

    Abraço a todos,

    Alexandre Correia

    ResponderExcluir
  2. Buenos dias!

    Acabei, finalmente, de ler tudo o que tinha perdido...

    sim, estava super ausente, mas retorno para ficar, mesmo porque além de se tratarem de familiares e amigos, o blog está muito completinho e bem escrito... dá prazer de ler!

    informo que por aqui está tudo sobre controle e não há com o que se preocupar... aliás, não que vcs tenham capacidade para se preocupar com alguma coisa, mas, em todo caso, just letting u know.

    Hoje comecei a vir aqui na Wizard, fazendo o link escritório-cliente, mas isso só por uma semana...

    Mais tarde vou me encontrar com o Larry e a Lucy... que demais, nem acredito, ainda mais depois de 8 anos!

    de resto, tranquilo... Iarley estreou muito bem, com raça, movimentação e um gol bizarro de ombro!

    AHH... e por falar em Corinthians, fui na despedida do Marcelinho... puta merda, aquele cara bate muito bem na bola!.... o coro no final do jogo, assim, não poderia ser outro: "fica Marcelinho!"

    bom, espero que tudo indo bem, como, de fato, parece estar.

    bjos e até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Tb não conheço Bariloche. É bom ler os comentários de vcs, assim, quando for até lá, já estamos preparados e não nos decepcionamos tanto.

    abç

    silvio

    ResponderExcluir