quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O JACOB E O VENTO - postado por Toni

O Jacob e o Vento

O Jacob é um grande amigo com quem tenho a honra da trabalhar. Nas – poucas – horas vagas, ele é um iatista de “vela cheia”. Já velejou por esse mundo afora. Jacob, meu chapa, se você tivesse uma moto à vela por aqui na Patagônia, seguramente voaria! Porque moto à vela por aqui, se for tocada por um bom velejador, voa. Literalmente. Hoje, faltando cerca de cem km para Rio Galegos, depois de rodar quase seiscentos km que pareceram um passeio, o vento quase arrancou o meu capacete. Ele ainda jogou sem dó nem piedade o Otávio e a Inha, por três vezes, para a pista contrária. Era vento de proa, de popa, de sotavento, de boreste, sudoeste, norte, sul, de cima, de baixo, de todo lado!!!! Aqui, mais do que piloto, você tem que ser velejador… O tempo todo me lembrei do “Twister”. E do Jacob, tocando uma moto à vela! Mas conclui algumas coisas importantes, para outras tocadas. Primeiro, o vento aumenta depois das cinco. Assim, temos que evitar a conduçao depois desse horário. Ainda, qualquer coisa quebra o vento: guard-rail, montinho, caminhao… E depois que o obstáculo termina, o vento vem com tudo. Nessa hora a gente tem que tomar um cuidado especial, para nao “perder a mao”. Principalmente nas – poucas – ultrapassagens. Depois eu postarei um vídeo da moto no vento. Daqui do hotel de Rio Galego é impossível porque a conexao está vagarito, vagarito, quasi parando…

Um comentário: