segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

De Pucon a Santiago - postado por Toni

Em Pucon, ficamos em um apart hotel bem legal. Saímos para jantar em um restaurante italiano muito bom. O garçom chileno simpatizou com a gente e até nos ofereceu uma taça de um Merlot que estava gostoso. E ele expressou tudo aquilo que há entre os chilenos e argentinos: contou-nos uma série de piadas sobre argentinos, uma mais xenófoba do que a outra. Nada desconhecido, mas o jeito que ele contou - assim com um certo ódio, um certo desprezo - foi meio assustador. A impressão que deu é que isso se reproduz em larga escala e que será difícil os chilenos e argentinos resolverem os problemas de relacionamento que têm - inclusive os de fronteiras. Viemos para Santiago no dia seguinte - domingo, 17 de janeiro. Ontem. O Otávio e a Inha saíram um pouco mais cedo porque tinham compromisso com amigos que residem na cidade. Eu e a Ju saímos por volta de 12:00hs, depois de dar mais uma volta em Pucon e confirmar que a cidade é realmente um charme. Quase conseguimos ver o vulcão, porque o céu abriu, mas ao redor do dito continuou uma névoa estilo primeira cena dos "Caçadores da Arca Perdida"... Não teve jeito. Pegamos outra estrada secundária e logo estávamos na Ruta 5, pista dupla até Santiago. Até uns trezentos e cinquenta km antes de Santiago o entorno é europeu. Tudo muito bem cuidado e uma agricultura de dar gosto. Depois, começa a ficar mais industrial e mais desleixado, sem chegar à aparência de total pobreza da periferia de São Paulo. Também aumentou o tráfego de veículos, mas nada que assustasse. Entramos em Santiago, depois de mais ou menos setecentos e cinqüenta km, por volta de oito da noite. Justamente quando era anunciado o resultado da eleição local, com a vitória de Piñeda. Para virmos até o apart-hotel que os amigos do Otávio reservaram, acabamos por entrar na passeata de comemoração da vitória! Foi um tanto estressante, pelo buzinaço e pelo trânsito lento, depois de tantas horas de estrada, mas acabou por ser divertido!

Pegamos "carona" com uma Audi Q-7, cujo motorista nos levou até o local de referência do apart. Hoje, segunda-feira, troca de óleo das motos. Eu também troquei o filtro. Otávio e Inha foram até Viña del Mar e Valparaíso. Eu resolvi passar deste passeio, porque a moto só seria entregue às 18;00h. e porque estava cansado de estrada... Fomos bem atendidos na BMW local e o serviço ficou mais barato do que no Brasil. Bom atendimento proporcionado pelo Cláudio que, segundo um colega, lembra o Fred Mercury. Confiram na foto!


Sobre o custo menor - cerca de trezentos reais para a troca do filtro e do óleo, mais serviço - diga-se que muita coisa é mais barata aqui no Chile. A começar dos veículos, porque o imposto é mais baixo. Santiago é uma cidade de seis milhões de habitantes e bem espalhada - não há tantos prédios altos como em São Paulo. Resultado: ela é enorme. É bem cosmopolita. As pessoas não têm aquela tradicional aparência dos hermanos da América do Sul. Já tinha vindo antes para cá e não consegui ver a cordilheira, por causa da poluição. Desta vez, consegui. Achei interessante a possibilidade de ver em uma cidade tão grande os picos nevados no horizonte. Dá um certo charme. Mas eu ainda prefiro Buenos Aires.
P.S. a polícia chilena - os carabineros - estão bem equipados de moto. A da foto estava em manutenção na BMW.

4 comentários:

  1. Caro Toni,

    É impressionante esse sentimento täo agressivo, pelo menos nas palavras, nas piadas de mau gosto, por vezes, e nos sentimentos, de uma forma geral, entre chilenos e argentinos e vice-versa. Daí a perturbacäo täo frequente nas fronteiras... Dá pena ver isto em países que só tinham a ganhar em cooperar mais. Por exemplo, os benefícios do ponto de vista do turismo, promovido conjuntamente, seriam bem importantes. O recente Rali Dakar Argentina-Chile constituíu uma excepcäo a essa regra täo velha dos dois países viverem de costas voltadas, cada um a olhar paenas para o seu mar, como se os Andes fossem uma barreira intransponível entre ambos.

    Abnraco,

    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Caro Pai,

    É oficial.

    Sou o mais novo advogado de Campinas!

    Grande bjo!

    ResponderExcluir
  3. ps: Parabéns pela façanha!... q tal providenciar logo esse selo?!

    ResponderExcluir
  4. O vulcão fica para a próxima viagem...
    Concordo com o Alê sobre o selo: providenciem logo!!
    Beijão
    P.S.: Aderindo ao p.s. : Parabés ALê! bju

    ResponderExcluir